Thursday, April 30, 2009

Solidariedade

A solidariedade que se define como: " Reciprocidade de obrigações e interesses", assume contornos curiosos.

Pessoalmente, considero-me obrigada a ser solidária com quem merece e quando a causa é justa. Não me parece correcto usar solidariedade para encobrir "trafulhices" ou fraquezas de carácter.

Há de facto seres humanos cujo sentido de solidariedade é deveras extraordinário, para além desta maravilhosa característica, estabelecem hierarquias nas amizades, passo a explicar: as suas obrigações são maiores com os amigos de longa data, não interessa nada se estes estão ser correctos, coerentes ou lá o que seja. Solidariedade é a palavra de ordem!

Tiro-lhes o chapéu. Eu traidora me confesso, a única manifestação de solidariedade que arrancarão de mim quando não estiverem a ser correctos será apenas o silêncio, depois a sós prometo um valente "puxão de orelhas". Porquê? Porque foi essa a educação que eu tive e é esse o tipo de comportamento que defendo como o mais correcto.

1 comment:

Vladimir Teixeira said...

Achei este texto bastante interessante, pelo conteúdo, pelo teu conceito de solidariedade e pelas tuas convicções a respeito..
Eu tenho estudado muitos autores que falam sobre a reciprocidade(solidariedade), e o muito dos conceito passa por responder uma acção com uma outra acção..
Eu respeito quem consegue ter a capacidade de receber o mal e responder com o bem, respeito e admiro quando a minha mãe me diz, faça sempre o bem, ainda que te façam o mal.. Mas eu estou contigo, feliz ou infelizmente, quem aprontar, merece levar antes e depois conversa-se..