Friday, January 16, 2009

Tolerância

A tolerância que se define como a atitude de admitir aos outros uma forma de pensar ou de agir diferente da nossa, está na ordem do dia.
É comum falar-se de tolerância, mais da ausência dela, em qualquer assunto, sobretudo nos ditos fracturantes. A propósito de umas frases proferidas pelo Cardeal Patriarca, sobre casamentos inter-religiosos, no caso com muçulmanos, algumas palavras tiradas de determinado contexto quase criaram uma crise institucional. Do meu ponto de vista o senhor não ofendeu ninguém, parece que falava no âmbito de um qualquer colóquio e eis que surgem aqueles comentários, com direito de abertura em telejornal, intervenções de sociólogos, antropólogos, comentadores e tudo o mais. Numa palavra: "ridículo"!
Não tenho memória do pré 25 de Abril, contam-me que a censura e as perseguições não permitiam às pessoas expressar-se livremente, o medo dominava e à cautela a generalidade das pessoas reservava as suas opiniões para si. Actualmente, diz-se, gozamos de inteira liberdade de expressão, não me parece que assim seja. O politicamente ou socialmente correcto, implicam um cuidado permanente no que se diz, não raras vezes figuras públicas são literalmente "achincalhadas" publicamente por cometerem o erro de, com a maior das frontalidades, expressarem a sua opinião. Claro que a comunicação social é o "motor" desta espécie de censura do pensamento livre e da coragem de o exprimir, na busca incessante do sensacionalismo, da "treta", manipula e valoriza assuntos que de outra forma não mereceriam sequer referência.
E o que é que a tolerância tem a ver com tudo isto? Tudo: deixámos de tolerar que outras pessoas tenham opiniões diferentes e, mais do que isso, que as verbalizem. No caso do Cardeal Patriarca que alertou para as profundas diferenças culturais entre religião muçulmana e a católica, toda a gente sabe que é a mais pura das verdades, para a questão do fundamentalismo, estamos todos conscientes, levantaram-se uma série de vozes e, estou certa, se vivêssemos na Idade Média, teria ido imediatamente para a fogueira.
Constato que de uma maneira geral, as pessoas se tornaram intolerantes a quase tudo, até mesmo os que são, com alguma frequência, vitimas da intolerância. Recorrendo a um ditado popular: são como São Tomás, faz o que ele diz, mas não faças o que ele faz!


No comments: