Monday, March 26, 2007

O Melhor Português de Sempre

Pois é...

A RTP lançou um desafio aos portugueses, eleger "O Melhor Português de Sempre", e agora corremos o risco de vermos eleito um ditador, que isolou Portugal durante 40 anos.

Alguém, que muitos portugueses desejariam nunca ter conhecido. Tem piada, porque os defensores enaltecem a sua capacidade financeira e de negociação: parece que evitou o envolvimento do nosso país na 2ª Guerra Mundial.

Mas, confesso, tenho algum "pudor" em perceber que num desafio deste género, o ditador mais recente, aquele que melhor permanece na nossa memória, seja eleito o melhor português de sempre. Bem, parece que também havia um jovem "actor" de uma dessas séries juvenis, na lista, o que não deixa de ser uma referência relativamente ao género de público que vota e ao critério que orienta as suas opções.

Como não vou acabar de ver o programa, tenho imenso receio de acordar amanhã num país que elegeu Oliveira Salazar como "O Melhor Português de Sempre". É realmente assustador!

Uma Dica: Talvez seja melhor, não levar este programa muito a sério e pensar que a maioria das pessoas, inteligentes, se alhearam completamente e nem se preocuparam em participar neste programa. Mesmo assim não deixa de ser anedótico.

No comments: