Saturday, March 3, 2007

Colégio Militar - 204º aniversário

Fundado em 1803, o Colégio Militar é uma das mais prestigiadas instituições de ensino de Lisboa, cujas instalações e infra-estruturas o colocam entre os melhores colégios do mundo.

Hoje, comemora 204 anos de existência. Mais uma vez, embora confesse que não vá lá estar, vai decorrer o tradicional desfile da Avª da Liberdade. Não vou, mas posso descrevê-lo: vejo os "ratas", os alunos do 1º ano, a abrirem orgulhosos o desfile, os botões dourados reluzem, as botas negras reflectem o empenho da graxa da noite anterior, a espingarda pesa e a barretina teima em escorregar, mas seguem orgulhosos e esquecem o cansaço de dois meses de preparação para o aniversário; depois ano a ano seguem os outros alunos e a escolta a cavalo, ex-líbris do colégio, encerra de forma altiva o desfile que acaba com a missa na igreja de São Domingos, no Rossio. Cá fora os antigos alunos confraternizam nas tasquinhas com a tradicional ginjinha, mais um ano se passou.

Apesar das contrariedades o Colégio Militar continua a sobreviver. Afastou-se consideravelmente dos objectivos que orientaram o seu fundador, Marechal Teixeira Rebelo, cuja intenção era acolher filhos de militares em combate, com o fim da guerra colonial deixou de fazer sentido essa necessidade de protecção aos filhos dos combatentes.

Actualmente, o Colégio Militar permite a entrada a qualquer aluno que queira ingressar, desde que obtenha aprovação em todas as provas de acesso, que são bastante rigorosas, acreditem.

Para quem gosta de lá estar, é uma excelente opção de ensino, o rigor e a disciplina incutidos resultam, ao fim de oito anos, em excelentes resultados. Não é por acaso que o Colégio Militar tem uma taxa de, praticamente, 100% de sucesso no acesso à faculdade, muitos deles em cursos de medicina. Também não é certamente por acaso que cinco ex-presidentes da República foram alunos do Colégio.

Pessoalmente, como mãe de um ex-aluno, tenho dificuldade em entender algumas das regras, mas admiro a forma como mantêm viva a chama da tradição e a mística colegial, que só quem teve a honra de envergar a farda cor de pinhão, pode realmente entender.

Uma Dica: Percebo que todos os pais almejem o melhor na formação dos seus filhos e apostem forte, mas há situações em que obrigar uma criança pequena a afastar-se de casa e dos amigos por um capricho, dá mau resultado, muito mau resultado.

No comments: