Saturday, February 16, 2008

Boato

O dicionário define boato como uma notícia anónima que corre publicamente. A vantagem de quem lança um boato é exactamente essa, a possibilidade de se esconder cobardemente atrás do anonimato.

Não raras vezes, os boatos são atentatórios do carácter e bom nome de terceiros, o que me coloca perante a evidência lapaliciana de que nunca ouvi um boato positivo sobre quem quer que seja, tem sempre uma conotação profundamente negativa acerca de alguém ou de qualquer coisa.

Alguns acabam por se transformar em lendas ou, como gostamos de lhes chamar agora, mitos urbanos. A verdade é que o boato nunca surge para favorecer ninguém, no meio profissional é um instrumento usado com regularidade, para denegrir ou desfavorecer aqueles que se consideram "adversários", mesmo que os visados não tenham a menor noção de que estão a competir com alguém.

Uma Dica: Aos profissionais do boato, porque também os há, essas criaturas de carácter moral tão duvidoso quanto as palavras que proferem, ainda que as suas intenções sejam valorizarem-se profissional ou socialmente, deixem que lhes diga: "get a life, ok?"

2 comments:

katiuska said...

cara amiga, cada vez mais chego à conclusão de que o boato muitas vezes não é mais do que o desejo de alguém sobre algo, sendo ele bom ou mau.
bj's
C

Carmo Rosa said...

Oh querida...
Talvez haja situações em que isso possa acontecer, mas na maioria das vezes, acho que é mesmo para prejudicar!
beijocas grandes
c