Sunday, October 26, 2008

"Careta"

Mais do que um trejeito facial, careta é sinónimo de quadrado, alguém preso aos padrões tradicionais.
Na realidade careta é uma expressão que se utiliza para definir alguém que já está ultrapassado ou que não é cool. Tudo a propósito de uma conversa com uma amiga minha, ao som de Pink Floyd. Falava-se de como a banda é transversal a todas as gerações, de como os miúdos ainda que habituados aos sons comerciais e mais em voga, acabam por se deixar seduzir pela banda.
Confidenciou a Ana que um destes dias resolveu pegar na guitarra e surpreendeu os filhos ao tocar uma das músicas dos Pink Floyd. Comentário da malta: "afinal a mãe não é nada careta!". Como é que é possível que os nossos filhos nos considerem caretas, e o sentimento é generalizado?!
Faz parte, é cultural e socialmente aceite que os pais têm que ser caretas, mesmo que na maior parte dos casos sejam as maiores referências para os filhos. Acontece que, algures, entre a preocupação de cumprir com todas as tarefas que nos são acometidas e correspondermos às expectativas alheias, nos esquecemos de nós próprios e, com alguma frequência, das coisas que nos dão mais prazer.

No comments: