Sunday, February 18, 2007

Amizade

Do latim amicitãte, diz-nos o dicionário que amizade significa afeição por uma pessoa, simpatia, dedicação, atracção.
Mas não nos diz o dicionário que a amizade tem uma outra série de implicações, se não vejamos, dificilmente a amizade existe sem um sentimento de reciprocidade, nós não conseguimos sentir afeição por alguém que nos rejeita.
Não falo da amizade subentendida em laços familiares, admito que nalguns casos exista este tipo de afeição, quase masoquista, por pessoas que fora deste contexto não nos provocariam mais do que um reles sentimento de repugnância. Mas alguém terá determinado superiormente, que a família é excepção e por isso não são admitidos juízos de valor acerca deste estranho sentimento de solidariedade que determina as relações familiares.
Quero essencialmente, referir-me à amizade que sela a relação de duas ou mais pessoas que não têm mais nada em comum para além disto, são aquelas que não nos são impostas, em que a génese da democracia funciona na sua plenitude, eu decido de quem gosto e de quem quero ser amiga, tout court.
Porque ao longo da minha vida já estabeleci várias relações deste género, muitas mesmo, sobretudo devido à minha natureza excessivamente extrovertida, já sofri, naturalmente , algumas decepções que vão rareando à medida que avanço na idade. Claro que estou mais exigente e mais intolerante a certo tipo de atitudes.
Os meus verdadeiros amigos, contam-se pelos dedos de uma mão, sabem perfeitamente quem são, que podem contar incondicionalmente comigo e eu com eles, seriam incapazes de ficar com inveja de um sucesso meu ou familiar, muito pelo contrário, ficariam orgulhosos; gostam de me ver feliz, porque isso também contribui para a felicidade deles e nunca, mas nunca, me julgariam sem antes ouvirem atentamente a minha versão sobre determinado acontecimento.
Às minhas amigas e amigos, pessoas tão especiais e fundamentais para o meu equilíbrio emocional, fica esta minha mensagem: "vocês estão e estarão sempre no meu coração, ainda que esteja um mês sem vos fazer um único telefonema".

Uma dica: não vale a pena investirmos em pessoas por quem sentimos alguma dessa atracção, elemento essencial à amizade, quando o sentimento não é recíproco. Mais cedo ou mais tarde vamos acabar por ter uma decepção, é um risco demasiado previsível para um investimento desta natureza.

No comments: