Monday, September 3, 2007

Altruísmo

O altruísmo define-se como a capacidade de dedicação aos outros.

Por outras palavras e simplificando, é o oposto de egoísmo.

Eu considero-me uma pessoa altruísta, já me queixei por aqui da forma como ponho, com a maior das facilidades o interesse dos outros antes dos meus, ainda que o resultado final signifique prejuízo nos meus próprios interesses.

Mais do que altruísta de vez em quando sou mesmo idiota, nem sempre quem beneficia é suficientemente humilde para ser reconhecido e já aconteceu por mais do que uma vez, sentir-me mal comigo própria por permitir que outros se sirvam da minha boa vontade para alimentar os egos sempre insatisfeitos.

Não vou mudar, claro!

Evoluí, a idade conferiu-me a capacidade de perceber mais facilmente o género dos que se aproximam apenas por interesse e cabe-me decidir se quero ou não fingir que não percebo que estou a ser manipulada. Pois, a todos os interessados, confesso que depende de quem quer manipular e do meu próprio estado de espírito, posso ou não estar para aí virada.

Na realidade, sem falsas modéstias, considero-me mesmo uma pessoa altruísta, sou capaz de ajudar o meu melhor amigo com o mesmo entusiasmo que ajudo um desconhecido e não espero ganhar nada com isso.

Não gosto, como todas as outras pessoas, de ser traída e que usem esta minha boa vontade, ou necessidade de agradar a todos como arma de arremesso quando dá jeito e, acima de tudo, não gosto de ser maltratada só porque sou boazinha e regra geral não reajo.

Continuo a acreditar que vale a pena estar presente para quem precisa, que a simpatia e a disponibilidade vence todas as batalhas e que a falsidade mais cedo ou mais tarde deixa cair a máscara!

Uma Dica: Nem sempre a simplicidade, simpatia e disponibilidade é sinónimo de falta de perspicácia. Já aqui disse que quem subestima, acaba sempre por ficar em desvantagem.

2 comments:

Zé Maria said...

Ó minha cara:
Não mudes, não. Mesmo que tudo à tua volta te queira demonstrar o contrário, acredita que sermos o que somos, é o mais importante.
E continua a estar presente; porque ao estares presente com os outros, apenas estarás, se calhar, presente para contigo própria.
E a história não fala dos ausentes...
Bjs

Carmo Rosa said...

Olá Zé Maria
:)

obrigada por pelo teu comentário.
um beijo