Wednesday, September 26, 2007

Vendedores

Que tal os vendedores, aqueles que gostam de se intitular Relações Públicas?

A actividade de Relações Públicas tem aquele peso institucional, aparentemente dá algum estatuto e alivia consideravelmente a carga negativa da palavra vendedor, ainda que não seja nada bom para quem, de facto, trabalha na área das Relações Públicas.

E, se de repente recebessem um telefonema de alguém, vosso conhecido, que começa por fazer a conversa de circunstância: "o que é que tens feito, já não falamos há algum tempo...", de repente e sem vos deixarem responder, atacam sem misericórdia?

Aconteceu-me a mim, não é lá muito estranho porque apesar de não ter nada a ver com o Entroncamento - acontecem-me as coisas mais extraordinárias. Tal e qual como vos contei, ainda eu nem tinha esboçado o sorriso pelo simpático telefonema e já estava a ser assaltada com uma conversa, julgo que até deve ter um "guião", do género: "sabes eu sou RP de uma clínica de estética!", também nem tive tempo de mostrar surpresa, porque em segundos estava a ser pressionada para fazer um tratamento qualquer com umas injecções, que segundo parece tiram os pneus inestéticos da cintura e ancas.

Antes de digerir a informação, eu até nem tenho "pneus", o segundo assalto já estava em curso: marcar consulta, porque na tal clínica não se faziam as coisas em cima do joelho, era necessária uma conversa prévia com um médico que avaliaria as nossas condições físicas antes de nos sujeitarmos ao tal tratamento.

Quando finalmente consegui falar, só foi possível porque era suposto dizer em que dia ia à tal consulta, tentei explicar que não precisava de injecções "mágicas", mas não foi argumento capaz, depois usei o argumento financeiro - que aquilo é mágico, mas caro como o raio, também não serviu. A única solução foi mesmo marcar a consulta para calar a senhora.

Foi apenas uma estratégia, não conseguia livrar-me dela e resolvi marcar, no dia seguinte telefonei e desmarquei, penso que estaria muito ocupada porque fez alguma pressão, mas despachou-me logo a seguir, o que me deixou particularmente feliz.

Nunca mais consegui olhar para esta personagem, por quem até nutria alguma simpatia, da mesma forma - a mulher é uma autêntica chata!

Uma Dica: Pessoalmente, detesto o tipo de abordagem agressiva: é irritante e desconcertante. É muito mais fácil convencerem-me com simpatia e com argumentos sérios!

No comments: