Monday, April 2, 2007

Mau feitio

Mau feitio é uma expressão que dá para muitas coisas: justifica atitudes menos próprias, despotismo na chefia, egoísmo na amizade, arrogância nas relações interpessoais e até falta de educação nas criancinhas.

É frequente desculpar-se alguém com esta simples expressão: "tem mau feitio", até pode ser, mas existe uma tendência, quase maternalista de tentar proteger aqueles que têm, digamos, um comportamento menos adequado.

Os chefes "tiranos" descrevem-se a si próprios como tendo "mau feitio", numa tentativa, quase idiota, de validar decisões e comportamentos comuns ao feudalismo da Idade Média. Mas curioso é observar como as pessoas se tornam, tendencialmente, servis a este tipo de personagem que não respeita nem valoriza a lealdade ou a competência técnica, preferindo humilhar e achincalhar os que o rodeiam. Para esta gente o respeito é conquistado pelo terror e pelo real exercício da tirania.

Quanto à classe dos arrogantes, essas pessoas extraordinárias, dotadas de superioridade intelectual, moral e material, cuja atitude também é justificada pelo "mau feitio", são na realidade uma estirpe de gente insegura, desorientada e desestruturada. Não existe pior erro, na minha opinião, do que ter a arrogância de se sentir superior a alguém: está-se a subestimar o outro e a colocar-se imediatamente numa posição de inferioridade, é uma cretinice.

E as crianças, doces criaturas, capazes de aglutinar em doses idênticas, o adorável e o detestável?
Eu sou mãe, por isso estou muito à vontade, não há nada mais educador que uma palmadinha na altura certa, dói pois dói - mais a nós do que a eles, mas não há nada mais irritante do que ver uma criancinha a pontapear tudo o que lhe aparece à frente, perante o ar condescendente dos pais que justificam a atitude com o "mau feitio".

Estranho, é este sentimento generalizado, eu também estou incluída neste processo, de desculpabilizar este tipo de comportamentos. Na realidade o "mau feitio", fomos nós que o inventámos, talvez para justificar o carinho, a amizade e, nalguns casos, a paixão que sentimos por estas pessoas, em quem investimos grandes doses de paciência - enquanto ela dura.

Uma Dica: Não vale a pena tentarmos enganar-nos. Mais cedo ou mais tarde a paciência acaba e os bons sentimentos dão lugar à raiva. O melhor é decifrar que tipo de "mau feitio" temos pela frente e tentar evitar dissabores quase certos.

1 comment:

katiuska said...

mau feitio ? Bom feitio... que diabo... é o feitio de cada um...aos olhos de uns será maus, aos olhos de outros será bom, mas aos olhos de todos é Feitio ;)
tenho dito .
C.