Sunday, January 13, 2008

Coisas de Mulheres

A fragilidade pública é uma característica acentuadamente feminina?

De todo! Apenas, por questões culturais, é mais fácil às mulheres manifestarem espontaneamente os seus sentimentos. Não é suposto um homem lavar-se em lágrimas publicamente, porque foi humilhado ou, tão só e apenas, porque está decepcionado com a vida.

Assim, a manifestação pública de Hillary Clinton, quer se trate de uma estratégia de campanha ou apenas de uma fraqueza momentânea, não deixa de ser uma atitude inerente à sua condição de mulher. Mais estranho seria, vermos qualquer um dos outros candidatos numa atitude semelhante, até porque, tenho a certeza, o tipo de pressões a que estão sujeitos nestas longas e dolorosas campanhas, são os mesmos.

O que acho mesmo extraordinário, são os rios de tinta que a aparente "fraqueza" pública de Hillary, tem feito correr. Ok, a mulher é uma "durona" não denota a fragilidade atribuída às mulheres, e então? Move-se num mundo, tradicionalmente, dominado por homens, logo acho natural que o comportamento seja idêntico.

Estratégias políticas à parte, não conheço os compromissos de nenhum dos candidatos americanos, não gosto de Hillary - ela até foi favorável à guerra no Iraque, e fazendo jus à máxima de que "as mulheres são umas cabras para as outras", não me sinto na obrigação de simpatizar com ela só por ser mulher, apesar de lhe reconhecer grandes hipóteses de se tornar na primeira mulher Presidente dos Estados Unidos.


No comments: