Wednesday, January 23, 2008

Pequenos Prazeres

Prazer:estado de quem se acha prazenteiro; alegria; jovialidade; satisfação; delícia; aprazimento; agrado; entretenimento; divertimento; volúpia; satisfação sensível ou sensual.

O dicionário tem estes significados todos para a palavra prazer. Ontem, no regresso a casa e em conversa com uma amiga minha, mamã recente, falávamos do verdadeiro significado do prazer.

Todos já sentimos isso, é engraçado como pequenas coisas a que, regra geral nem ligamos muito, de repente assumem uma importância enorme. Confidenciava-me ela que no actual contexto da sua vida, conseguir espreitar uma telenovela, até nem vê, é uma conquista: como eu te percebo minha amiga, já ando nesta vida há 22 anos e é desesperante. Há alturas em que nos sentimos sufocadas e, por paradoxo, realizadas porque a experiência da maternidade é única, como tu muito bem sabes!

Não consigo imaginar como é levantar-me de manhã e pensar exclusivamente em mim, sem pequenos-almoços, lanches, refeições e centenas de coisas para organizar. O mais extraordinário é que, se por algum motivo eles estão fora, o vazio da alma não me permite tirar o devido partido. Talvez por isso, aprecie tanto aqueles momentos em que, já no sossego da noite, me é permitido espreitar uma telenovela ou desfolhar uma revista, ainda que não tenha interesse nenhum naquilo, apenas por prazer: um pequeno prazer!

No comments: