Thursday, January 10, 2008

Mexicana

A Mexicana é uma pastelaria/restaurante que fica na Praça de Londres, mesmo no início da Avª Guerra Junqueiro. É uma autêntica referência na zona, com uma esplanada que se estende em todo o passeio e com vista privilegiada para a Praça.

Hoje almocei lá. Já frequento, autonomamente, a Mexicana há quase 30 anos e sempre comi o bife, é quase anedótico mas é absolutamente verdade, há coisas assim. Na velha pastelaria que me viu crescer o bife sempre foi bom, por isso não há razão para mudar - equipa que ganha não se mexe!

Saí de lá nostálgica, aliás acontece com frequência, a Mexicana faz parte da minha juventude, dos tempos do liceu D. Filipa de Lencastre, onde os motoqueiros tentavam impressionar as meninas, com duvidosas exibições, no largo frontal à porta principal.

Aquela zona, que frequentei durante alguns anos com bastante assiduidade, é emblemática. Durante os primeiros anos do liceu dominava o triângulo: D. Filipa-Surf-Mexicana, depois D.Filipa-Roma-Londres. Apenas o primeiro prevaleceu já que a Pastelaria Londres e a Roma fecharam há muito tempo.

Hoje, sentada na esplanada, recordei os meus tempos de liceu. Gosto da Mexicana, os empregados são, agora, mais simpáticos; o bife é bom e acho graça aos engraxadores que ainda se mantêm.

Obrigada Mexicana por me fazeres recordar e por me deixares fumar!


2 comments:

Filipa de Lencastre 77 84 said...

E que tal fazer um passeio mais completo?

Existe um espaço para desopilarmos essa nostalgia toda! E vamos jantar no próximo dia 24 de Janeiro.

Bjs e abraços de todos os flipados!

Isabel said...

Ai que saudades da Mexicana! Já lá não entro há anos, mas em contrapartida o ano passado no Verão comi um belíssimo gelado da Surf. Mas agora que me abriste o apetite, estarei lá caída nas próximas férias a Portugal.
Que bom encontrar outra Filipada!